quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

 
        Mentiras
De novo, aquela alteração numa informação, ou aquela história imaginária criada aparentemente sem razão.
Por que a criança mente?
Primeiro porque tem um mundo de fantasias e sua criação é um processo permanente. Talvez aquilo que não aconteceu no seu mundo real seja verdadeiro no seu mundo imaginário, de castelos, heróis e bandidos, fadas, e bruxas, duendes e  mágicos.
Ela não está querendo ,em verdade , enganar ninguém , mas sim mostrar a quantas anda o seu mundo interior.
As mentiras também são um mecanismo de proteção que a criança usa contra as reações dos pais. Por exemplo: se a mãe briga quando ela tira uma nota baixa na escola ,a criança pode se proteger escondendo o boletim; ou ainda ,se a adolescente está apaixonada por um rapaz que os pais não aceitam, e se eles souberem que ela saiu com ele vai acontecer um escândalo, sua tendência será a de omitir o fato.
Juntamente com a explicação aos filhos da importância de falar-se a verdade, e tornar-se alguém confiável , os pais têm que aprender a aceitar a verdade e elaborar suas frustrações.
 por fim, é fundamental que os pais não mintam para os filhos ,nem peçam que  eles mintam para tirá-los de um apuro, porque esse mecanismo é um dos que mais influenciam os filhos a perderem a confiança e o respeito pelos pais.  

(ROBERTO SHINYASHIKI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário